Apneia do sono

Muitas pessoas não dormem bem e acordam já cansadas. Isso pode ser causado por hábitos ruins ou por doenças. O hábito ruim mais comumente associado a dormir mal é a alimentação. Algumas pessoas comem mal durante o dia e jantem muito bem, isto é, bem demais, à noite. Comem muito à noite, bebem muito e vão dormir. Podem ter um sono perturbado pelo excesso de comida, pelo refluxo gastroesofágico promovido pelo álcool e pelo volume excessivo de comida no estômago. Não descansam e já acordam muito cansadas. Para tais pessoas, basta mudar seus hábitos ruins por outros melhores, que o problema do sono desaparece. O que se recomenda é uma refeição pequena e muito leve à noite, com poucos líquidos e nenhum álcool. Também um intervalo de, pelo menos, duas horas e meia entre a refeição e a ida para a cama.
No entanto, outras pessoas dormem mal mesmo tendo hábitos bons. Podem ter apneia do sono, que é uma interrupção da respiração durante o sono, durante alguns ou muitos segundos, o que leva a um sono perturbado e sensação de afogamento durante o sono. A apneia do sono pode ser documentada por meio de exames que são feitos durante o sono, em clínicas especializadas. Se confirmada, mudanças de hábitos podem ajudar. Emagrecimento, também.

Algumas pessoas, todavia, precisam de um aparelho chamado CPAP. O CPAP é um aparelho que envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, por meio de uma máscara, evitando a apneia do sono. A quantidade do fluxo de ar enviado é determinada pela pressão informada no exame de polissonografia, que é o exame realizado durante o sono. O CPAP é um equipamento relativamente caro, mas faz milagres quando a indicação é boa. Muitas pessoas consideram que o CPAP mudou suas vidas para melhor, muito melhor, ainda que fiquem escravizadas pelo aparelho.

Se você não dorme bem quase todos os dias, deve ter algum problema. Procure mudar seus hábitos de alimentação, antes de mais nada. Se não funcionar, procure uma clínica de estudo do sono e faça uma investigação para determinar a provável causa do distúrbio do sono.

Visite www.momentosaude.com.br
Visite www.minhashistorinhas.art.br

Deixe um comentário