Colesterol e triglicérides

Está na moda já faz algum tempo falar de colesterol e triglicérides. Em todos os lugares, até nas cabeleireiras, se fala dessas coisas. Na TV, nas revistas e nos jornais também. O problema é que a maioria das pessoas que fala de colesterol e triglicérides, até na TV, não tem a mínima idéia do que são estas substâncias. Mesmo assim dão conselhos, receitam produtos caseiros e prescrevem dietas. Na verdade, infelizmente, muito do que a mídia veicula é desprovido de qualquer valor científico ou educacional. Principalmente em assuntos médicos.
Colesterol e triglicérides são gorduras normalmente presentes no sangue. São gorduras necessárias. Não são os venenos que você tem sido forçado a imaginar pela força da desinformação. O colesterol e os triglicérides, dentro de limites, fazem bem. São na verdade vitais para o organismo. Fora dos limites, como quase tudo na vida, podem fazer muito mal à saúde. Existe até o colesterol HDL que deve ser sempre alto. Quanto mais alto melhor, ao contrário de seus irmãos malvados, o LDL e o VLDL que, quanto mais baixos, melhor.
Como saber se essas gorduras estão dentro dos limites desejáveis no sangue? Só tem um jeito: fazendo exames de sangue, que são exames rotineiros em qualquer lugar do mundo hoje. Basta ir ao laboratório com uma requisição médica e pronto. Depois de um dia saem os resultados.
Quando em excesso, as frações ruins do colesterol e os triglicérides podem levar à obstrução prematura das artérias de qualquer lugar do corpo, processo chamado de arteriosclerose. As artérias ficam obstruídas com o envelhecimento, mas essa obstrução é acelerada quando as gorduras do sangue estão aumentadas. Daí a importância de se dosar as gorduras no sangue de vez em quando.
O tratamento das gorduras em excesso no sangue só pode ser feito por quem entende do assunto: o médico. O tratamento em geral compreende a mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos regulares e, às vezes, remédios. Simples, não é?
Pratique o que você aprendeu hoje e procure um serviço médico para controlar a sua saúde, o que inclui a dosagem periódica do colesterol e dos triglicérides.

Visite meu site www.momentosaude.com.br

Deixe um comentário