Coração, cuidados e manutenção

A alma não está no coração, mas seguramente o coração é a alma do aparelho circulatório. Por causa dele o sangue circula por todo o corpo, desde o topo da cabeça até às plantas dos pés. E ele não pode parar.

Quando fica doente, ao contrário de outros órgãos, tem que ser tratado sem repouso, batendo sem parar.

Como cuidar do precioso coração para que ele funcione por mais tempo e bem? Preste muita atenção porque o que vou dizer vale para o seu coração e também para o meu e para os corações de todas as pessoas.

Primeiro: Não fume. Embora o fumo em si mesmo não faça mal à saúde desde que usado com cuidado e de vez em quando, o hábito de fumar cigarros todos os dias e por muitos anos é extremamente prejudicial à saúde. O coração sofre os efeitos nocivos dos elementos químicos do cigarro diretamente e sofre também por tabela porque para funcionar bem o coração precisa de pulmões perfeitamente sadios. E, como você está cansado de saber, o cigarro destrói os pulmões pouco a pouco.

Segundo: Mantenha a forma. A gordura em excesso obriga o coração a trabalhar mais desnecessariamente, o que faz com que ele se dilate e fique velho mais cedo. A obesidade é uma das maiores inimigas do coração sadio.

Terceiro: Se beber bebidas alcoólicas, não beba muito. O álcool em excesso pode danificar o coração diretamente ou lesar outros órgãos dos quais o coração depende para funcionar bem.

Quarto: Se você sofre de pressão alta, diabetes ou tem colesterol alto, controle isso porque todas essas condições prejudicam a circulação do sangue e provocam obstruções das artérias que irrigam o coração — as famosas coronárias.

Quinto: Faça exercícios físicos com regularidade, de acordo com suas preferências e também segundo os limites impostos pelo cardiologista. Exercícios em excesso fazem tão mal quanto a falta deles para o coração.

Sexto: Vá ao cardiologista pelo menos uma vez por ano a partir dos 35 anos de idade.

Como a mãe, o coração é um só. Cuide bem dele. Cuide bem da mamãe também.

Deixe um comentário