Colesterol é…

Você já ouviu falar num tal de colesterol? Sabe o que é isso? Ele está sempre presente na mídia. Muita gente fala do colesterol até na TV sem ter a menor idéia do que seja.
Colesterol é uma gordura que temos dentro de nós, todos nós, e que circula pelo sangue. Precisamos vitalmente do colesterol, tanto que o nosso organismo produz constantemente o colesterol. Ele é a matéria-prima de importantes hormônios das glândulas adrenais e de todos os hormônios sexuais. Só que quando em excesso o colesterol começa a ser depositado nas artérias do corpo todo por onde o sangue circula. Aí as artérias ficam entupidas e o sangue não circula direito. A este fenômeno vascular obstrutivo se dá o nome de arteriosclerose.

Todos nós comemos colesterol todos os dias. Sem problemas. Só que algumas pessoas comem muito colesterol e começam a ter problemas. E veja que não são probleminhas, mas problemões: Infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência sexual, insuficiência renal e outros.

É importante que você saiba tudo isso para poder se cuidar. Em primeiro lugar, vá ao médico e peça-lhe requisições para a dosagem do colesterol e também das frações do colesterol e dos triglicérides, outras gorduras presentes no sangue. Depois siga as suas instruções. Se as gorduras ruins do seu sangue estiverem elevadas, ele pedirá que você faça uma dieta pobre em gorduras animais, isto é, sem banha, manteiga, queijo amarelo, leite, chocolate e ovos. E pouca carne. E carne magra. Nada de carne de porco ou outras carnes gordurosas. Se o colesterol bom (porque existe o colesterol bom – o HDL colesterol) estiver baixo, ele vai receitar exercícios e medicamentos para que ele aumente.

Seu médico também recomendará exercícios físicos regulares para o melhor controle das gorduras do sangue. Não só no final de semana, mas três a quatro vezes por semana.

Em resumo: Dieta com poucos produtos derivados dos animais e exercícios físicos. É assim que se cuida da circulação, do colesterol e, principalmente, do coração. Só não faz quem não quer.

Tome conta do seu colesterol. Não deixe que ele tome conta de você.

Deixe um comentário