Meninges e meningite

Se você um dia desses tiver a oportunidade de serrar alguém pelo meio, de cima para baixo, do topo da cabeça até a bacia, terá a oportunidade de observar um pouco da anatomia humana. Ficará espantado com a assimetria do corpo humano e com a quantidade de órgãos diferentes que o corpo humano possui. Vai verificar, por exemplo, que o cérebro, que nós médicos preferimos chamar de encéfalo, está bem protegido dentro de uma caixa de osso — o crânio. Por cima do crânio, o couro cabeludo e, naturalmente, os cabelos. Por baixo do crânio, revestindo o cérebro, você observará umas membranas finas e delicadas chamadas meninges. Essas membranas revestem todo o cérebro e toda a medula que está dentro da coluna vertebral. As meninges são uma espécie de embalagem protetora do tecido nervoso, que é um tecido extremamente nobre.
Assim que você completar sua dissecção, estará apto a entender o que é meningite. Meningite é a inflamação daquelas membranas que revestem o cérebro, dentro do crânio. Elas ficam inchadas e podem comprimir o cérebro que envolvem. Nada mais do que isso.
Se você lê jornais e revistas ou vê televisão sabe que, vira e mexe, estamos tendo algum surto de meningite, especialmente nas grandes cidades. Nas grandes epidemias, milhares de pessoas morrem de meningite.
Existem muitas causas diferentes de meningite, desde a meningite traumática, provocada por uma batida forte na cabeça, até a meningite meningocócica, essa que mata e que está por aí. Felizmente, a maior parte dos casos de meningite que enfrentamos é a meningite viral, uma espécie de gripe que promove a inflamação temporária e benigna das meninges.
A principal forma de apresentação das meningites é a combinação de dor de cabeça e vômitos. É claro que outras coisas podem acontecer, como o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo, febre, convulsões, rigidez do pescoço e outras, mas dor de cabeça e vômitos estão presentes com grande freqüência.
O tema é complexo e grave. Por ora basta saber que o cérebro e a medula são revestidos pelas meninges e que à sua inflamação se dá o nome de meningite.

Visite meu site www.momentosaude.com.br

Deixe um comentário