Pressão alta é…

Se eu perguntasse a você neste momento o que é hipertensão arterial, você provavelmente teria alguma dificuldade para responder. Mas, se eu perguntasse o que é pressão alta, certamente você responderia sem hesitação. Hipertensão arterial ou pressão alta é uma condição que se caracteriza por uma pressão mais alta do que o normal dentro das artérias, que são os canais por onde o sangue flui do coração para todo o organismo.
A pressão alta não é necessariamente uma doença, ao contrário do que você está acostumado a ouvir. Por exemplo: Você que não tem pressão alta, mas uma pressão normal, pode ficar imediatamente com pressão alta se passar por um susto muito grande, ou outra emoção igualmente forte. Passado o susto, a pressão cai para os níveis normais. Um atleta, quando está no auge de seu esforço muscular, naquele momento tem pressão alta, que se normaliza logo depois. Durante o ato sexual, a mesma coisa – a pressão sobe.
No entanto, se a pressão fica alta durante a maior parte do dia e da noite, mesmo na ausência de esforços ou de emoções, então isto é doença, é hipertensão arterial crônica, e pode matar. O hipertenso que não se cuida vive em média seis anos menos que o indivíduo que tem pressão normal.
A pressão alta pode surgir em qualquer idade, até na infância, mas geralmente aparece mais tarde, depois dos 35 anos. Ela pode ser causada por tendência de família, excesso de peso, mau funcionamento dos rins, distúrbios hormonais, cigarro demais, álcool demais e, principalmente, por ansiedade demais.
Quem tem pressão alta tem que se tratar porque a pressão alta mal tratada, ou não tratada, encurta a vida ou diminui a sua qualidade. Quem sofre de pressão alta e não se trata pode ficar cego, impotente, com insuficiência renal, insuficiência cardíaca e muitas outras doenças graves e incapacitantes. No entanto, quem tem pressão alta e é bem cuidado pode ter uma vida inteiramente normal e produtiva.
Ter pressão alta não é o fim. O fim do mundo é ter pressão alta e não se tratar neste início de século XXI.
Visite meu site www.momentosaude.com.br

Deixe um comentário