Conta atrasou por causa dos Correios? Não precisa pagar juros!

Com apenas uma ligação você consegue mudar a data de vencimento

correiogndCom o atraso de até um mês na entrega das correspondências e encomendas na região de Campinas, o que se vê é uma população indignada. Você também deve estar, certo? Afinal, ninguém merece receber a conta do telefone, por exemplo, um dia depois e ter que pagar juros porque faltam funcionários nos Correios. Se a empresa emitiu na data correta, ela pode cobrar a taxa pelo atraso, sem dúvida. Mas você também tem alternativas para não ficar no prejuízo.

Consumidor pode resolver tudo por telefone

Diante de um problema conhecido, como é o caso deste atraso dos Correios, o consumidor deve ficar atento às datas de vencimento. Segundo a advogada especializada em direitos do consumidor Maria Helena de Carvalho, o ideal é prestar atenção na época em que as contas costumam chegar. Assim que você perceber que ela não veio já pode ligar no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para falar do atraso e solicitar uma segunda via, sem o juros.

[kml_flashembed publishmethod="static" fversion="8.0.0" movie="http://www.viaeptv.com/comuns/videos/swf/player.swf" width="320" height="200" targetclass="flashmovie" fvars="videolnk=http://emc.viaeptv.com/emc_videos/2011/03/b0640747-1cd4-4cd3-8ce1-1043dae0211d.flv&videoid=32823"]

Get Adobe Flash player

[/kml_flashembed]

Se você esperou até o dia do vencimento, não tem problema. Também pode ligar e pedir para a conta que foi emitida seja cancelada. No momento da ligação o funcionário da empresa deve pedir para que você escolha uma nova data para o vencimento daquela fatura.

É importante não esquecer de solicitar este cancelamento, para evitar que o incidente seja apontado como inadimplência.

O caso dos planos de saúde é particular. O cliente deve avisar o quanto antes, assim que der falta da conta, mesmo antes do vencimento, e pedir a segunda via. Segundo a advogada, uma das leis dos planos de saúde defende que, se o cliente somar 16 dias corridos de atraso durante todo o ano, ele perde o direito ao plano. Não adianta nem continuar pagando. E depois para conseguir o dinheiro de volta, só entrando com uam ação na Justiça.

Segunda via: depois de solicitada, somente ela deve ser paga

Depois da solicitação da segunda via, o consumidor pode decidir como quer receber o novo documento. Segundo Maria Helena, algumas empresas disponibilizam a numeração do código de barras e enviam através de mensagem no telefone celular. Daí, basta colocar o código no caixa eletrônico e efetuar o pagamento sem a cobrança de juros.

[kml_flashembed publishmethod="static" fversion="8.0.0" movie="http://www.viaeptv.com/comuns/videos/swf/player.swf" width="320" height="200" targetclass="flashmovie" fvars="videolnk=http://emc.viaeptv.com/emc_videos/2011/03/8711d38b-8bff-4fb8-909a-7646ab4f6882.flv&videoid=32824"]

Get Adobe Flash player

[/kml_flashembed]

Outra forma é pedir que a empresa disponibilize no próprio site ou envie por e-mail. Assim, a conta deve ter o mesmo valor cobrado inicialmente e pode ser paga na internet ou impressa e paga em uma agência bancária.

Se o consumidor não tiver como receber a segunda via pela internet ou pelo telefone celular, ele mesmo pode buscar a fatura na empresa.

Agora, se a conta emitida pela empresa chegar junto com a segunda via, lembre-se que você já havia pedido o cancelamento da conta. Por isso, somente a segunda via deve ser considerada e paga. A outra pode jogar fora para não se confundir. Se voê pagar a conta que já foi cancelada, ela não vai ser repassada para a empresa, você vai continuar em atraso e, aí sim, cheio de juros para pagar.

Já pagou? Peça o estorno nos Correios

[kml_flashembed publishmethod="static" fversion="8.0.0" movie="http://www.viaeptv.com/comuns/videos/swf/player.swf" width="320" height="200" targetclass="flashmovie" fvars="videolnk=http://emc.viaeptv.com/emc_videos/2011/03/785b92d3-780c-4f20-bb21-12101a02f14f.flv&videoid=32825"]

Get Adobe Flash player

[/kml_flashembed]

Se a sua conta chegou uma semana depois da data de vencimento e você pagou os juros sofridos, ainda dá tempo de recuperar o dinheiro. A advogada Maria Helena orienta que basta procurar o Procon e relatar o problema. Ele vai entrar em contato com os Correios, que costumam devolver o valor em caso de atraso na entrega.

Mas que fique claro: a medida só vale para atrasos no envio da correspondência. Não adianta reclamar dos juros se você realmente esqueceu ou não pôde pagar naquele mês. Por isso o Procon é necessário, para justificar se o consumidor deve mesmo receber o dinheiro de volta.

E vai uma dica! Faça uma tabela com todas as datas de vencimento das suas contas. Assim, você pode ter um controle melhor e não vai esquecer de cobrar no período certo!

Tags: , , , , , ,

Uma resposta para “Conta atrasou por causa dos Correios? Não precisa pagar juros!”

  1. Felipe São Carlos disse:

    Isso é válido para contas que você sabe o vencimento. Tenho uma empresa e alguns impostos e outras cobranças não tem uma data definida para chegar. Se elas não chegam na data também posso recorrer ao PROCON?


Deixe um comentário