O que é melhor para emagrecer: esteira ou bicicleta?

Muitos leitores do blog tem me enviado esta d√ļvida, e tamb√©m √© uma d√ļvida da maioria das pessoas que iniciam um programa de redu√ß√£o de peso.

Então, o que seria melhor para emagrecimento, fazer esteira ou bicicleta ergométrica?

Gostaria de salientar, que não irei tratar do gasto calórico de ambos, pois o gasto calórico depende de muitos outros fatores, como: intensidade, tempo de treino, peso de cada indivíduo, entres outros. Desta forma, o gasto calórico dos exercícios físicos tendem a variar para cada pessoa.

Normalmente, quando iremos escolher uma modalidade de exercício físico no programa de emagrecimento devemos levar em consideração outros fatores e não apenas o gasto calórico.

Uma das principais diferenças que considero crucial para escolher a modalidade ao iniciar o treinamento na esteira ou bicicleta é o impacto.  E já quero adiantar que a bicicleta ergométrica, tem menos impacto quando comparado com a esteira.

Um exemplo, é uma pessoa sobrepeso ou obeso. Vamos imaginar que um indivíduo tem 20 kg em excesso, é sedentário, e irá caminhar por 60 minutos por dia, ou seja, o seu corpo terá que sustentar, além do seu peso, estes 20 kg em excesso por uma hora.

Por ser sedent√°rio provavelmente sua musculatura e articula√ß√£o √© enfraquecida, deste modo, √© comum, que este indiv√≠duo venha a sentir fortes dores nas articula√ß√Ķes dos joelhos ou na regi√£o lombar da coluna durante o treino e no dia seguinte.

Provavelmente esta pessoa ficará sem treinar por alguns dias, reduzir o gasto calórico.

Neste caso a bicicleta seria uma melhor opção, pois o seu impacto é reduzido, ou uma segunda opção é fazer 30 minutos de esteira e mais 30 minutos de esteira.

Agora se considerarmos um indivíduo com um bom condicionamento físico a conduta será diferente, ou seja, a opção de treino para uma pessoa pode ser diferente para outra. Cada caso deve ser avaliado separadamente.

Gostaria de deixar claro que escolha da modalidade vai depender de cada indivíduo, e o gasto calórico tanto da bicicleta quanto da esteira é ótimo, desde que seja bem feito.

E lembre-se que o resultado para emagrecimento não dependerá apenas do exercício físico, mas também da sua dieta.

Até próxima!!

Prof. Esp. Cristian H. Marino

Email ‚Äď cristianhmarino@hotmail.com

Tags: , , , , ,

5 Respostas para “O que √© melhor para emagrecer: esteira ou bicicleta?”

  1. Andréa Barbacena MG disse:

    Olá professor, gostei muito de suas dicas. Tenho fibromialgia, artrose na lombar (L1 a L5) e o nervo ciático comprimido, o que me causa dores intensas e formigamentos principalmente na perna direita. Faço uso de relaxante muscular e paracetamol sempre que entro em crise. Pratico aulas de yoga 2x na semana. Estou acima do peso e preciso me exercitar e tenho em casa uma bicicleta ergométrica e segundo o médico neurologista não há perigo algum, mais gostaria de ouvir a sua opinião. Tenho 55 anos, 1,64m, estou pesando 86 quilos. Obrigada pela atenção.

  2. Cristian Marino disse:

    Olá Andréa!!

    √Č dif√≠cil avaliar o caso sem verificar a situa√ß√£o na pr√°tica, mas em geral, a bicicleta √© uma atividade f√≠sica sem impacto, e desta forma, talvez seja uma boa sugest√£o para iniciar a pr√°tica de atividade f√≠sica, de acordo com os problemas que vc tem, no entanto, √© interessante sempre vc se avaliar, verificar se ocorrer dor ou formigamento no momento da atividade f√≠sica, e caso tenha necessidade √© importante trocar de modalidade, sempre oriento fazer atividade f√≠sica com acompanhamento profissional qualificado, assim o profissional de acordo com seus problemas ir√° testar as modalidades de exerc√≠cios f√≠sicos!!

    Espero ter ajudado e fico a disposição!!

  3. Adorei o artigo, parabéns, compartilho algumas dicas sobre treinamento na esteira elétrica:

    http://alimentosmaissaudaveis.blogspot.com.br/2013/10/emagreca-na-esteira.html

  4. paula de salto disse:

    Ol√°,tenho uma duvida. Eu tenho 24 anos 1.62 de altura e peso 84. Qual aparelho eu tenho que uzar pra perder peso mas r√°pido, obrigada.

  5. Cristian Marino disse:

    Ol√° Paula!!

    Fazer treino de caminhada ou bicicleta te dará um bom resultado, mas é importante fazer todos os dias para o resultado ser mais rápido!! E não se esqueça de seguir uma dieta alimentar!!

Deixe um comentário