O que é melhor para emagrecer: esteira ou bicicleta?

Muitos leitores do blog tem me enviado esta d√ļvida, e tamb√©m √© uma d√ļvida da maioria das pessoas que iniciam um programa de redu√ß√£o de peso.

Então, o que seria melhor para emagrecimento, fazer esteira ou bicicleta ergométrica?

Gostaria de salientar, que não irei tratar do gasto calórico de ambos, pois o gasto calórico depende de muitos outros fatores, como: intensidade, tempo de treino, peso de cada indivíduo, entres outros. Desta forma, o gasto calórico dos exercícios físicos tendem a variar para cada pessoa.

Normalmente, quando iremos escolher uma modalidade de exercício físico no programa de emagrecimento devemos levar em consideração outros fatores e não apenas o gasto calórico.

Uma das principais diferenças que considero crucial para escolher a modalidade ao iniciar o treinamento na esteira ou bicicleta é o impacto.  E já quero adiantar que a bicicleta ergométrica, tem menos impacto quando comparado com a esteira.

Um exemplo, é uma pessoa sobrepeso ou obeso. Vamos imaginar que um indivíduo tem 20 kg em excesso, é sedentário, e irá caminhar por 60 minutos por dia, ou seja, o seu corpo terá que sustentar, além do seu peso, estes 20 kg em excesso por uma hora.

Por ser sedent√°rio provavelmente sua musculatura e articula√ß√£o √© enfraquecida, deste modo, √© comum, que este indiv√≠duo venha a sentir fortes dores nas articula√ß√Ķes dos joelhos ou na regi√£o lombar da coluna durante o treino e no dia seguinte.

Provavelmente esta pessoa ficará sem treinar por alguns dias, reduzir o gasto calórico.

Neste caso a bicicleta seria uma melhor opção, pois o seu impacto é reduzido, ou uma segunda opção é fazer 30 minutos de esteira e mais 30 minutos de esteira.

Agora se considerarmos um indivíduo com um bom condicionamento físico a conduta será diferente, ou seja, a opção de treino para uma pessoa pode ser diferente para outra. Cada caso deve ser avaliado separadamente.

Gostaria de deixar claro que escolha da modalidade vai depender de cada indivíduo, e o gasto calórico tanto da bicicleta quanto da esteira é ótimo, desde que seja bem feito.

E lembre-se que o resultado para emagrecimento não dependerá apenas do exercício físico, mas também da sua dieta.

Até próxima!!

Prof. Esp. Cristian H. Marino

Email ‚Äď cristianhmarino@hotmail.com

Tags: , , , , ,

52 Respostas para “O que √© melhor para emagrecer: esteira ou bicicleta?”

  1. Cristian Marino disse:

    Ol√° !!

    O ideal é fazer exercícios aeróbicos e alternar com musculação, o recomendado é de 5 à 7 horas semanais, com intensidade de moderada à intensa.

  2. Renato disse:

    Muito interessante suas dicas!

    Perder peso pedalando √© sin√īnimo de emagrecer se divertindo.

    Abração!!!

Deixe um comentário


RESOLVA A CONTA ABAIXO
c.i.n.c.o - = u.m