O que é melhor para emagrecer: esteira ou bicicleta?

Muitos leitores do blog tem me enviado esta d√ļvida, e tamb√©m √© uma d√ļvida da maioria das pessoas que iniciam um programa de redu√ß√£o de peso.

Então, o que seria melhor para emagrecimento, fazer esteira ou bicicleta ergométrica?

Gostaria de salientar, que não irei tratar do gasto calórico de ambos, pois o gasto calórico depende de muitos outros fatores, como: intensidade, tempo de treino, peso de cada indivíduo, entres outros. Desta forma, o gasto calórico dos exercícios físicos tendem a variar para cada pessoa.

Normalmente, quando iremos escolher uma modalidade de exercício físico no programa de emagrecimento devemos levar em consideração outros fatores e não apenas o gasto calórico.

Uma das principais diferenças que considero crucial para escolher a modalidade ao iniciar o treinamento na esteira ou bicicleta é o impacto.  E já quero adiantar que a bicicleta ergométrica, tem menos impacto quando comparado com a esteira.

Um exemplo, é uma pessoa sobrepeso ou obeso. Vamos imaginar que um indivíduo tem 20 kg em excesso, é sedentário, e irá caminhar por 60 minutos por dia, ou seja, o seu corpo terá que sustentar, além do seu peso, estes 20 kg em excesso por uma hora.

Por ser sedent√°rio provavelmente sua musculatura e articula√ß√£o √© enfraquecida, deste modo, √© comum, que este indiv√≠duo venha a sentir fortes dores nas articula√ß√Ķes dos joelhos ou na regi√£o lombar da coluna durante o treino e no dia seguinte.

Provavelmente esta pessoa ficará sem treinar por alguns dias, reduzir o gasto calórico.

Neste caso a bicicleta seria uma melhor opção, pois o seu impacto é reduzido, ou uma segunda opção é fazer 30 minutos de esteira e mais 30 minutos de esteira.

Agora se considerarmos um indivíduo com um bom condicionamento físico a conduta será diferente, ou seja, a opção de treino para uma pessoa pode ser diferente para outra. Cada caso deve ser avaliado separadamente.

Gostaria de deixar claro que escolha da modalidade vai depender de cada indivíduo, e o gasto calórico tanto da bicicleta quanto da esteira é ótimo, desde que seja bem feito.

E lembre-se que o resultado para emagrecimento não dependerá apenas do exercício físico, mas também da sua dieta.

Até próxima!!

Prof. Esp. Cristian H. Marino

Email ‚Äď cristianhmarino@hotmail.com

Tags: , , , , ,

43 Respostas para “O que √© melhor para emagrecer: esteira ou bicicleta?”

  1. Andréa Barbacena MG disse:

    Olá professor, gostei muito de suas dicas. Tenho fibromialgia, artrose na lombar (L1 a L5) e o nervo ciático comprimido, o que me causa dores intensas e formigamentos principalmente na perna direita. Faço uso de relaxante muscular e paracetamol sempre que entro em crise. Pratico aulas de yoga 2x na semana. Estou acima do peso e preciso me exercitar e tenho em casa uma bicicleta ergométrica e segundo o médico neurologista não há perigo algum, mais gostaria de ouvir a sua opinião. Tenho 55 anos, 1,64m, estou pesando 86 quilos. Obrigada pela atenção.

  2. Cristian Marino disse:

    Olá Andréa!!

    √Č dif√≠cil avaliar o caso sem verificar a situa√ß√£o na pr√°tica, mas em geral, a bicicleta √© uma atividade f√≠sica sem impacto, e desta forma, talvez seja uma boa sugest√£o para iniciar a pr√°tica de atividade f√≠sica, de acordo com os problemas que vc tem, no entanto, √© interessante sempre vc se avaliar, verificar se ocorrer dor ou formigamento no momento da atividade f√≠sica, e caso tenha necessidade √© importante trocar de modalidade, sempre oriento fazer atividade f√≠sica com acompanhamento profissional qualificado, assim o profissional de acordo com seus problemas ir√° testar as modalidades de exerc√≠cios f√≠sicos!!

    Espero ter ajudado e fico a disposição!!

  3. paula de salto disse:

    Ol√°,tenho uma duvida. Eu tenho 24 anos 1.62 de altura e peso 84. Qual aparelho eu tenho que uzar pra perder peso mas r√°pido, obrigada.

  4. Cristian Marino disse:

    Ol√° Paula!!

    Fazer treino de caminhada ou bicicleta te dará um bom resultado, mas é importante fazer todos os dias para o resultado ser mais rápido!! E não se esqueça de seguir uma dieta alimentar!!

  5. Saulo Silveira, Afogados da Ingazeira/PE disse:

    Cristian, parab√©ns pela clareza e parcim√īnia em suas observa√ß√Ķes. Percebi responsabilidade em suas orienta√ß√Ķes. Mantenha-se assim!

  6. Cristian Marino disse:

    Ol√° Saulo!! Obrigado pelo elogio!!

    Fico Feliz por pode ajudar!!

  7. Felipe P. Linhares/ES disse:

    Ola, tenho labirintite, e quando faço esteira me sinto mal e mt tonto, a bicicleta ergometrica seria melhor? Posso fazer atividade fisica normalmente com labirintite? Obrigado

  8. Cristian Marino disse:

    Ol√° Felipe!!

    A bicicleta ergométrica seria uma boa opção, pois não corre risco de queda, no entanto para que tem labirintite é importante procurar um médico para iniciar o tratamento antes iniciar a prática de exercícios e controlar a doença!!

    Abraços!!

  9. Márcia / Niterói disse:

    Gostaria de fazer uma atividade física sem impacto (bicicleta) somente para condicionamento cardiovascular , sem necessidade de emagrecimento . Quanto tempo preciso fazer por semana e tem uma velocidade ? Parabéns pelo texto , bastante esclarecedor . Abraços

  10. Carlos Alberto Costa disse:

    Prof. tenho deficiência em uma das pernas, atrofia do MID, por isso tenho dificuldade em caminhar. Acha que posso fazer exercícios em bicicleta ergométrica? caso positivo, existe específica, ou de menos impacto e melhor qualidade?
    Grato!

  11. Cristian Marino disse:

    Ol√° M√°rcia!!

    A bicicleta seria uma ótima opção para atividade física sem impacto, atividades na piscina também é uma boa opção! O mínimo recomendado de atividade física semanal é 150 min.

    Até mais, obrigado pelo elogio!!

  12. Cristian Marino disse:

    Ol√° Carlos!!

    √Č dif√≠cil orientar sem olhar e avaliar na hora do exerc√≠cio, precisava na verdade acompanhar pessoalmente, oriento vc passar pelo m√©dico antes, e procurar um profissional de educa√ß√£o f√≠sica de sua confian√ßa!!

    Até mais e obrigado pelo acesso!

  13. Tatiane disse:

    Bom dia!
    Comecei meus treinos a pouco tempo, sinto muita dor quando estou fazendo esteira e se dar quando eu aumento o pik a dor é mais no tornozelo esquerdo e nas pontas dos pés, fiquei muito tempo parada estou com 20kg a mais tenho 29 anos e 1,61 de altura, fico 30 minutos na esteira, 20 minutos na bicicleta e faço musculação, quero saber se estou no caminhos certo.
    Obs: e também mudei minha alimentação, mais ainda não consegui perder peso nenhum e já tem um mês isso.
    Obrigada!

  14. Cristian Marino disse:

    Ol√° Tatiane!!

    Muito bem, primeiro √© importante saber se vc n√£o tem nenhum problema nesta regi√£o que sente dores, que normalmente o m√©dico faz esta avalia√ß√£o. Caso n√£o tenha nenhum les√£o, √© prov√°vel que vc esteja exagerando na intensidade ou seja est√° fazendo um ritmo muito forte. √Č interessante diminuir a intensidade e avaliar se dores ir√£o diminuir. √Č comum sentirmos dores musculares quando iniciamos um treinamento, principalmente quando estamos muito tempo parado.
    Quanto a perca de peso, tome cuidado com os finais de semana, em boa parte dos casos, as pessoas recuperam o peso que perdeu com o treinamento e dieta, com a alimentação nos finais de semana, que normalmente o pessoal relaxa bastante!!

    Até mais!! Fico a disposição!!

  15. Barretos SP disse:

    Olá. Achei bem ponderada sua matéria, o que me motivou pedir sua opinião, Eu tenho 1,65 m de altura, peso 61kg e tenho 39 anos, estou planejando investir neste ano em um aparelho, bicicleta ou esteira, visto que gosto muito de caminhar mas me falta tempo. Penso que poderia me exercitar em casa em horários que muitas vezes não dá pra sair de casa por causa do sol e calor. Meu problema não é o peso, mas estar em dia com minha consciência por me exercitar. pode me dar uma dica?
    obrigada

  16. Cristian Marino disse:

    Ol√° Edmara!! Tudo bem!!

    Como você não tem problema com excesso de peso ou algum outro problema, fica a seu critério, bike ou esteira, tanto esteira como bike tem ótimo resultado.

    Contudo te darei uma dica, acho interessante no momento da compra você testar na hora, para ver se você gosta do aparelho,

    Por exemplo, em geral uma esteira boa de academia custa de 4 à 10 mil ou mais!!

    Então se você ver um esteira barata, teste esta esteira na loja, pois as vezes as esteiras domésticas tem material de baixa qualidade, é pequena, fica vibrando excessivamente, baixa durabilidade, entre outros.

    Espero ter respondido sua pergunta!!

    Se tiver mais alguma d√ļvida, fico a disposi√ß√£o!!

  17. curitiba disse:

    Olá tenho 38 anos 170 de altura 95 k distribuidos na bunda e no quadril nao gosto de musculaçao estou fazendo 50 de esteira 30 de bicicleta e mais reducaçao alimentar sera que resolve ou tenho que pegar mais pesado

  18. Cristian Marino disse:

    Olá!! Então o seu treino aeróbico está bom, contudo é importante fazer diariamente, e manter a dieta inclusive nos finais de semana!!

    Até mais!!

  19. Marcia S√£o Paulo disse:

    Gostei muito da pagina e da atenção do professor a cada pergunta parabéns.

  20. Cristian Marino disse:

    Ol√° M√°rcia!!

    Obrigado pelo incentivo!!

    Até mais!!

  21. Muito bom o post tirou certas duvidas minhas !

  22. Vivian Goi√Ęnia disse:

    Ol√° boa tarde.
    Estou fazendo esteira de 30 mim à 1 h e bicicleta de 30 à 40 mim.Tem uma semana, o peso aumentou 2 kg o que to fazendo de errado? Minha dieta ja diminui muito, estou me alimentando melhor , não sei o que faço me ajude.

  23. Cristian Marino disse:

    Ol√° Vivian!!

    Oriento um acompanhamento profissional qualificado, procure uma nutricionista para acertar a sua dieta, e um educador físico para acompanhar você nos treinos, existem muitos detalhes importantes para acertar durante o treino que fazem a diferença para obter um bom resultado!!

    At√© mais!! qualquer d√ļvida me envie no email!!

  24. Ol√°, caro Mestre!

    Eu tenho 26 anos, 1,60 e peso 69k, à princípio para perder peso eu havia comprado uma esteira porém só tive prejuízo, trocando-a por 3 vezes (cada uma por um problema diferente), meu objetivo é de perder peso (15k) e optei pela bicicleta ergométrica e também reduzi na alimentação. Por ser algo novo ainda estou tentando pegar o ritmo, apenas com a bicicleta eu consigo perder peso?! Abraços e adorei o site!

  25. Cristian Marino disse:

    Ol√° Pryscylla!!

    Com a bicicleta já é suficiente, você terá bons resultados, procure fazer de 30 à 60 min diários, mas não esqueça da dieta alimentar!!

    Até mais!!

  26. sengés disse:

    olá professor preciso muito de sua ajuda,tenho 32 anos 1.62 e peso 75,faço 45 minutos de esteira e 30 de bicicleta nas segundas quartas e sextas e faço zumba 60 minutos terças e quintas também faço dieta,e num consigo perder peso oq acha q está acontecendo será q isso num é suficiente?

  27. Cristian Marino disse:

    Olá Patrícia!!

    As vezes é o fim de semana, normalmente as pessoas deixam de fazer exercícios e dieta no fim de semana e acabam recuperando tudo que perdeu na semana!!

    Até mais!

  28. Grazielly disse:

    Ol√° bom dia

    Preciso emagrecer, qual o melhor caminho , fazendo ergometria ou musculação?
    J√° malho mas n√£o vejo resultado bom e o treino que me passaram misturam os dois…
    metade metade, tipo 20 minutos de esteira e o resto de treino nos aparelhos.
    Sinto que eu preciso fazer mais tempo de ergometria…tipo quase uma hora diaria
    Meu pensamento est√° correto? Me ajudem, cada um fala alguma coisa….
    Se puder responder por e-mai.

  29. Cristian Marino disse:

    Oi Grazielly!!

    O melhor é fazer um mix de treino muscular e aeróbico, contudo, dê uma atenção especial para sua dieta, é muito importante ter uma acompanhamento nutricional!!

    se quiser mais informa√ß√Ķes me envie as perguntas por email!!

    Até mais!!

  30. S√£o Paulo disse:

    Boa Tarde ,
    Por gentileza tenho 51 anos , trabalho o dia inteiro sentada, mas subo e desço durante o dia 3 lances de escada de vez em quando , ando um pouquinho e gostaria de saber , além da alimentação que já estou fazendo para perder 4 quilos qual seria o melhor bicicleta ou esteira?
    Obrigada

  31. Cristian Marino disse:

    Ol√° Tudo bem!!

    Você pode alternar, bicicleta e esteira, tanto um como o outro te dará um ótimo resultado, contudo é importante no mínimo 30 à 60 minutos diários, e que tenha acompanhamento profissional!!

    Até mais!!

  32. Ronny São gonçalo disse:

    Olá gostaria de saber tenho problema na coluna gostaria de comprar uma bicicleta ergométrica eu vi uma que no acento dela tem um encosto essa é recomendável para mim e vi também que reduz muito o impacto na hora de fazer a ginástica sou iniciante quantos minutos por dia tenho 1,93 de altura e 91 kg.

  33. Cristian Marino disse:

    Ol√° Ronny, respondi no email,

    Lembre-se que é importante testar os equipamentos antes de comprar!!

    Abraços!!

  34. ivone nunes santos.Eun√°polis Ba. disse:

    ola Cristian,tenho problemas de glicose,fa√ßo caminhadas,por√©m quando chove,fico sem praticar. Academia em minha cidade,minha condicao financeira por enquanto nao d√°.Entao estou querendo comprar um equipamento que seja adequando ao que preciso,at√© porque vamos evelhecendo e vamos perdendo massa muscular,e quero melhorar minhas coxas ou seja,minhas pernas com melhoramento tb√©m na minha sa√ļde,espero que me entenda.Entao quero saber o mais adequado,esteira ou bicicleta,desde ja obrigada,grande abraco.

  35. ivone nunes santos.Eun√°polis Ba. disse:

    Gostei muito desse site,pois tira todas as nossas d√ļvidas.obrigada.

  36. Cristian Marino disse:

    Ol√° Ivone! Tudo bem!

    Acho importante você testar o aparelho antes de comprar, tanto a esteira como a bike tem ótimos resultados. No entanto acho melhor em vez de comprar o produto, gastar este dinheiro com academia, acho mais vantajoso, pois na academia tem um profissional para te orientar melhor!!

    Até mais!!

  37. luiza disse:

    Gostaria de saber o que devo fazer primeiro na academia.Esteira ,bicicleta ou Elíptico.

  38. Cristian Marino disse:

    Ol√° Luiza!!

    A escolha dos aparelhos depende de cada pessoa, eu aconselho você testar os três e avaliar qual que você gostar mais, todos podem apresentar ótimos resultados.

    Até mais!!

  39. Rio de Janeiro disse:

    Ol√°! Tenho problemas de coluna cervical e lombar. Na cervical tenho uma pr√≥tese e a lombar uma h√©rnia. Fiz por muito tempo gin√°stica e come√ßaram os problemas, operei e depois de um bom tempo fui fazer hidrogin√°stica. Por√©m, ap√≥s alguns anos a hidro come√ßou a me prejudicar, dando muito peso nas pernas e a lombar cada vez pior. Parti ent√£o para fazer Pilates e Acupuntura, o que vem me auxiliando bastante, por√©m adquiri alguns quilinhos, pois essas pr√°ticas s√£o bem lentas e com pouqu√≠ssimo valor cal√≥rico. A pergunta √©: Posso usar um simulador de caminhada? Preciso perder peso por uma quest√£o de sa√ļde, colesterol alto, etc. Obrigada. Gl√≥ria Cristina

  40. Cristian Marino disse:

    Ol√°!!Tudo bem!!

    Acho interessante você procurar um profissional pessoalmente em uma academia para te auxiliar, estes testes para ver qual aparelho você se adapta, é melhor fazer na prática.

    Até mais e espero ter ajudado!!

  41. Nara de São Luís MA disse:

    Gostaria de saber qual √© o melhor equipamento residencial para perca de peso e para enrrigecer os musculos das cochas e dos gl√ļteos.

  42. Cristian Marino disse:

    Ol√°!!

    Ent√£o para uso residencial, a esteira, bicicleta, e simulador de caminhada, tem √≥timos resultados. Mas o ideal √© fazer o acompanhamento em um academia com profissionais qualificados. Na academia temos mais op√ß√Ķes de aparelhos para atingir seu objetivo.

    Até mais!!

Deixe um comentário


RESOLVA A CONTA ABAIXO
q.u.a.t.r.o + n.o.v.e =