A Import√Ęncia da Atividade F√≠sica na Adolesc√™ncia

Cada vez mais a atividade física na adolescência se torna uma ferramenta para a prevenção da obesidade!

Nas √ļltimas d√©cadas tem-se destacado a import√Ęncia da aquisi√ß√£o e da manuten√ß√£o de h√°bitos saud√°veis visando √† melhora da qualidade de vida da popula√ß√£o. Estudos sobre o sedentarismo e a obesidade da popula√ß√£o jovem, revelam que ao se perpetuarem estas tend√™ncias comportamentais atualmente observadas, estima-se que em 2020, 73% dos adultos poder√£o apresentar disfun√ß√Ķes org√Ęnicas decorrentes da aquisi√ß√£o de h√°bitos alimentares e de pr√°tica de atividade f√≠sica inadequadas.

Existem fortes evid√™ncias de que a obesidade, na qual 80 √† 86% nos adultos √© decorrente da sua inf√Ęncia e adolesc√™ncia, ou seja, muitos dos h√°bitos adquiridos na juventude podem ser transferidos para a fase adulta. Alguns estudos sugerem que a obesidade infantil est√° mais associada √† inatividade f√≠sica do que a superalimenta√ß√£o, portanto, o sedentarismo √© atualmente um dos grandes problemas da modernidade e tamb√©m atinge a diretamente o adolescente.

Uma poss√≠vel modifica√ß√£o nos programas de Educa√ß√£o F√≠sica Escolar poderia auxiliar na preven√ß√£o do sedentarismo das pr√≥ximas gera√ß√Ķes de adultos. Diante disso, sabe-se que, na maioria das escolas, os adolescentes n√£o recebem informa√ß√Ķes suficiente sobre a correla√ß√£o entre a aptid√£o f√≠sica e a sa√ļde. √Č interessante ressaltar, que atualmente os meios de comunica√ß√£o s√£o os grandes respons√°veis pelas informa√ß√Ķes.

Atualmente, devido √† preocupa√ß√£o com uma melhor qualidade de vida, os programas de televis√£o tem mostrado muitas orienta√ß√Ķes sobre a pr√°tica de atividade f√≠sica para obten√ß√£o da sa√ļde. No entanto parece n√£o serem suficientes para promoverem mudan√ßas significativas nos h√°bitos e atitudes saud√°veis nos adolescentes.

Estimule seu filho a praticar exercícios físicos periódicos,  deixe-o praticar atividades variadas, a atividade física deve ser sempre prazerosa!!

Prof. Luciana Picolomini

Formada em Educação Física na Puccamp (Campinas)

Pós-Graduada em Musculação e Condicionamento Físico-FMU Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo)

Email- luciana_picolomini@yahoo.com.br

Tags: , , , , , ,

3 Respostas para “A Import√Ęncia da Atividade F√≠sica na Adolesc√™ncia”

  1. imoveis disse:

    Minhas filhas desde criança praticam esportes.

  2. Fernanda disse:

    Eu sou obesa desde pequena por não praticar exercícios!

  3. Samuel disse:

    Sou um dos melhores esportistas da minha escola

Deixe um comentário


RESOLVA A CONTA ABAIXO
d.o.i.s * s.e.i.s =