TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRAT√ďRIO

respiron 2

Os m√ļsculos respirat√≥rios podem ser treinados para melhorar sua for√ßa e resist√™ncia, da mesma forma que os m√ļsculos esquel√©ticos de outras regi√Ķes do corpo.

Os m√ļsculos respirat√≥rios s√£o classificados em inspirat√≥rios e expirat√≥rios, os quais devem agir de forma coordenada para uma respira√ß√£o adequada. Dentre eles, o diafragma √© considerado o principal, sendo respons√°vel por cerca de 70% do trabalho respirat√≥rio.

O desempenho do diafragma, conjuntamente com os outros m√ļsculos respirat√≥rios, tem implica√ß√Ķes diretas para a manuten√ß√£o de uma ventila√ß√£o pulmonar fisiol√≥gica e √© determinante na qualidade da fun√ß√£o ventilat√≥ria.

Dessa forma, quando houver algum acometimento da din√Ęmica diafragm√°tica, ele pode manifestar-se por:

- Diminuição da capacidade vital;

- Aumento do volume residual;

- Diminuição da ventilação voluntária máxima;

- Baixo teor de oxig√™nio e alto teor de g√°s carb√īnico no organismo, por distribui√ß√£o¬†anormal do ar inspirado;

- Redução do reflexo de tosse;

- Limita√ß√£o da toler√Ęncia ao exerc√≠cio.

Portanto a a√ß√£o n√£o coordenada dos m√ļsculos respirat√≥rios, gerada por algum dist√ļrbio (e n√£o somente uma patologia pulmonar de base) pode ocasionar altera√ß√£o no processo fisiol√≥gico da respira√ß√£o.

Nesse sentido, é fundamental a reeducação da respiração, já que interfere diretamente no trabalho e na ação muscular respiratória, promovendo uma boa expansibilidade torácica. Um dos principais objetivos da criação de um programa de fortalecimento e condicionamento é auxiliar no ganho de força, potência e resistência muscular.

Mediante a aplica√ß√£o de exerc√≠cios seletivos para os m√ļsculos respirat√≥rios, √© poss√≠vel que a mec√Ęnica ventilat√≥ria se torne mais eficiente, tenha baixo consumo energ√©tico e possibilite, consequentemente, uma maior mobilidade toracoabdominal.

Para isso, alguns equipamentos espec√≠ficos podem ser utilizados, dentre eles, o inspir√īmetro de incentivo.

Inspir√īmetro de Incentivo

Esse aparelho foi desenvolvido especificamente para preven√ß√£o de infec√ß√Ķes pulmonares em geral. Incentivando o usu√°rio a realizar inspira√ß√Ķes for√ßadas e profundas e elevando esferas no seu interior, ele facilita a ventila√ß√£o pulmonar, prevenindo a forma√ß√£o de atelectasias (colabamento pulmonar).

No Brasil, o Respiron, comercializado pela NCS, oferece v√°rios modelos, permitindo que usu√°rios de distintas condi√ß√Ķes f√≠sicas iniciem o exerc√≠cio respirat√≥rio mais apropriado √† sua necessidade. Todos possuem um anel regulador que permite graduar a dificuldade do exerc√≠cio. A visualiza√ß√£o da eleva√ß√£o das esferas promove tamb√©m um est√≠mulo visual, incentivando o usu√°rio na realiza√ß√£o do exerc√≠cio e demonstrando o seu n√≠vel de execu√ß√£o.

respiron

Respiron Easy: Esforço baixo

Indicado para prevenção e combate de atelectasias pulmonares e iniciação do condicionamento respiratório de crianças, idosos, pacientes acamados e debilitados.

respiron Easy

Respiron Classic: Esforço médio

Indicado para sedentários, obesos, pré e pós-operatórios de cirurgias (bariátricas, abdominais e torácicas), tratamento de atelectasias e portadores de doenças pulmonares.

respiron Classic

Respiron Athletic 1: Esforço médio/alto

Indicado para in√≠cio dos exerc√≠cios respirat√≥rios por pessoas saud√°veis e praticantes de exerc√≠cios leves. Por promover maior amplitude respirat√≥ria e capacidade de retomada a√©rea, √© indicado tamb√©m para cantores, atores e m√ļsicos.

respiron Atletic1

Respiron Athletic 2: Esforço alto

Indicado para atletas amadores e praticantes regulares de esporte, melhorando o desempenho geral atrav√©s do aumento da resist√™ncia dos m√ļsculos inspirat√≥rios, aumento da capacidade de trabalho e redu√ß√£o da sensa√ß√£o de esfor√ßo e cansa√ßo.

Respiron Atletic2

Respiron Athletic 3: Esforço altíssimo

Recomendado para atletas e praticantes de atividade física intensa, retardando a fadiga da musculatura respiratória, proporcionando melhora da performance.

respiron Atletic3

Fonte – Respiron – NCS

Fisioterapeuta – Maura Rigoldi Sim√Ķes da Rocha

Email – maurasimoes@hotmail.com

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário


RESOLVA A CONTA ABAIXO
+ o.i.t.o = n.o.v.e